Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRE mantém Washington Mesquita no exercício do mandato

    Em sessão realizada na tarde desta segunda-feira, 23/1, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF) julgou improcedente, de forma unânime, a Ação de Perda de Cargo Eletivo por Desfiliação Partidária ajuizada pelo Diretório Regional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB/DF) contra o Deputado Distrital Washington Gil Mesquita. A ação teve como relator o Desembargador Eleitoral Hilton Queiroz.

    O PSDB/DF pediu a decretação da perda do mandato do parlamentar e a declaração de vacância do cargo, solicitando a posse do primeiro suplente filiado aos seus quadros na respectiva vaga, porque o Distrital filiou-se, em 2011, ao Partido Social Democrático (PSD), criado no mesmo ano.

    A utilização da Ação de Perda de Cargo Eletivo por Desfiliação Partidária está prevista expressamente no art. 1º da Resolução TSE nº 22.610, de 25 de outubro de 2007, que

    disciplina o processo de perda de cargo eletivo, bem como o de justificação de desfiliação partidária

    .

    O Advogado do parlamentar, ao utilizar a palavra na sessão de julgamento, enfatizou que Washington Mesquita participou ativamente da criação do PSD/DF e cumpriu todas as formalidades exigidas pela legislação para filiar-se a outro partido.

    Já o Advogado do PSD sustentou que o parlamentar apenas utilizou o direito constitucional de participar da criação de uma nova agremiação partidária, apoiando-se, para tanto, no pluralismo político, um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, previsto expressamente no art. do Texto Constitucional. Por fim, ressaltou que o parlamentar não estava impedido de participar da criação de um novo partido político, além do que estava apoiado em uma justa causa para desfiliar-se do PSDB/DF.

    Julgamento

    O relator, em seu voto, afirmou que o Brasil adotou o pluripartidarismo ao elaborar e promulgar a vigente Constituição.

    No caso submetido a julgamento, Hilton Queiroz foi bem claro ao afirmar que o parlamentar, ao se desligar do PSDB/DF e ingressar nos quadros do PSD/DF, não desobedeceu as normas de fidelidade partidária.

    Para o relator, o Distrital utilizou-se de justa causa para o procedimento de troca de legenda. E essa justa causa está expressamente prevista no art. 1º, § 1º, inciso II, da Resolução TSE nº 22.610/07, que diz respeito à criação de novo partido.

    Além disso, o relator asseverou que Washington Mesquita cumpriu todas as formalidades exigidas para o caso. Dentre elas, citou a comunicação, por escrito, do seu desligamento ao Diretório Regional do PSDB, assim como ao Juiz Eleitoral da Zona em que é inscrito eleitor, de acordo com a exigência do art. 21 da Lei nº 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos).

    Ao finalizar o seu voto, o relator julgou improcedente a ação ajuizada pelo PSDB/DF, sendo seguido, à unanimidade, pelos demais membros do Tribunal.

    • Publicações1688
    • Seguidores284513
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-mantem-washington-mesquita-no-exercicio-do-mandato/2997214

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)