Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRE em Brasília, 55 anos de história

    Quando a Capital da República foi transferida da Guanabara para Brasília, em 21 de abril de 1960, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal já havia sido criado pela lei nº 3.754, de 14 de abril daquele ano. A lei tratava da Organização Judiciária do Distrito Federal de Brasília – tanto mencionava o TRE como o Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Apesar de não haver referência expressa ao Tribunal Eleitoral de Brasília, a lei tratava da composição, competência e atribuições dos membros da Corte eleitoral, dos seus juízes e escrivães.

    A lei estabelecia ainda que enquanto não fosse instalado o Tribunal do Distrito Federal, a sua circunscrição ficaria sob a jurisdição do Tribunal Regional que o Tribunal Superior Eleitoral designasse, e isso coube ao TRE de Goiás. Até a sua efetiva instalação, ocorrida em 6 de setembro daquele mesmo ano, a Justiça Eleitoral de Brasília, no seu primeiro grau de jurisdição, ficou sob a competência da Zona Eleitoral de Planaltina, que passou a integrar o território do DF e parte da Zona Eleitoral de Luziânia.

    INSTALAÇÕES - Para atender aqueles que queriam transferir seu domicílio eleitoral para a nova Capital, o TRE de Goiás, sob cuja jurisdição ainda estava Brasília, instalou temporariamente um cartório eleitoral. Um dos primeiros a solicitar a transferência de seu título de eleitor foi o próprio presidente Juscelino Kubtischeck, em 3 de agosto de 1960.

    A primeira instalação física do TRE/DF se deu no Bloco 6, da Esplanada dos Ministérios, onde também funcionava o Tribunal Superior Eleitoral. Com a construção da sede definitiva do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, da qual o TRE contribuiu com recursos orçamentários próprios, o Tribunal Eleitoral passou a ocupar todo o 4º andar daquele prédio a partir do ano de 1969.

    No entanto com a emancipação política da Capital, o espaço físico já não era suficiente para comportar seus serviços administrativos e eleitorais. Na busca por garantir um melhor atendimento aos eleitores, e acomodar melhor o seu corpo funcional, o TRE passou a ocupar dois andares do edifício Palácio do Desenvolvimento, no Setor Bancário Norte, a partir de 1993. Até que no ano de 2000, o TRE inaugurou a sua sede própria.

    ELEIÇÕES - Já em outubro de 1960, cinco meses após a sua instalação, o TRE/DF organizou a sua primeira eleição: a da sucessão do presidente Juscelino Kubitscheck. Além do Distrito Federal, o Tribunal tinha sob a sua competência presidir as eleições nos Territórios Federais de Rondônia, Roraima, Amapá e Acre.

    No mesmo ano de 1963, a Tribunal Eleitoral exerceu as suas funções, uma em janeiro, para presidir o plebiscito que definiria o sistema de governo: o parlamentarismo ou o presidencialismo. A outra seria em setembro, para realizar as eleições municipais no Acre, que apesar de já ter se emancipado como Estado da Federação, ainda estava sob a jurisdição do TRE/DF porque não havia instalado a sua justiça eleitoral.

    Em 1965, o Tribunal Eleitoral da Capital da República organizou as eleições para deputado federal no Território de Roraima e o pleito municipal da cidade acreana de Cruzeiro do Sul. Posteriormente, em 1966, o TRE/DF presidiu, mais uma vez, as eleições no Acre, mas desta feita para os cargos de senador, deputado federal e deputado estadual.

    Novamente, em 15 de novembro de 1970, o TRE/DF presidiu as eleições para senador, deputado federal e deputado estadual do Acre, e o pleito municipal da cidade de Tarauacá. Em 1972, quando foram realizadas as eleições para vereador em Rondônia e no estado do Acre, ocorreu a última atuação do TRE fora do Distrito Federal.

    Com a promulgação da Constituição de 1985, o eleitor de Brasília passou a ter o direito não apenas de votar, mais também de eleger os seus representantes no Congresso Nacional. Fato que ocorreria em 1986, após o recadastramento de todos os eleitores da Capital. Assim, com a redemocratização do país, o TRE passou participou ativamente das jornadas cívicas eleições presidenciais que se sucederam, assim como para os representantes dos cidadãos brasilienses no Senado Federal, Câmara dos Deputados e Câmara Legislativa.

    CARTÓRIOS – Quando o Tribunal Regional Eleitoral da Capital da República foi criado, ficou estabelecida uma Zona Eleitoral Única para todo o Distrito Federal. Na época o eleitorado era estimado em torno de 23 mil eleitores. Já 5 anos depois, em 1965, a demanda pelos serviços da Justiça Eleitoral cresceu muito, em função da transferência de diversos órgãos federais para Brasília. Os atendimentos chegavam a 200 por dia no único cartório da cidade, que então já contava com cerca de 61 mil eleitores. Naquele mesmo ano, o TRE decide desmembrar a Zona Eleitoral do Distrito Federal em outras três zonas, que passariam a ser denominadas 1ª, 2ª e 3ª Zonas Eleitorais. A decisão foi encaminhada para aprovação do Tribunal Superior Eleitoral, que entendeu que ela deveria ficar sobrestada em virtude de uma iminente reforma do Poder Judiciário do Distrito Federal.

    Para melhor atender a população, o TRE passou a instalar Postos Eleitorais em diversas localidades do DF.

    Em 1980, com o eleitorado ultrapassando a casa dos 397 mil, o Tribunal Regional Eleitoral encaminha nova proposta ao TSE, desta feita de criação de seis novas Zonas Eleitorais, em 1980, que foi aprovada pela Resolução TSE nº 10.861, de 17 de junho de 1980. Cada Zona Eleitoral, à época, correspondia uma Circunscrição Judiciária, o critério adotado para a divisão foi o das áreas limitadas pelas Regiões Administrativas do Distrito Federal:

    - 1ª Zona Eleitoral – Plano Piloto (Asa Sul), Guará I e II, Cruzeiro Novo e Velho, Núcleo Bandeirante, Setor de Indústria e Abastecimento, Park Way, Península Sul, Mansões do Lago Sul. (170 mil eleitores)

    - 2ª Zona Eleitoral – Plano Piloto (Asa Norte), Península Norte, Mansões do Lago Norte e Torto. (42 mil eleitores)

    - 3ª Zona Eleitoral – Taguatinga e Ceilândia. (105 mil eleitores)

    - 4ª Zona Eleitoral – Gama. (27 mil eleitores)

    - 5ª Zona Eleitoral – Sobradinho. (30 mil eleitores)

    - 6ª Zona Eleitoral – Planaltina, Paranoá e Jardim. (18 mil eleitores)

    - 7ª Zona Eleitoral – Brazlândia. (4.900 eleitores)

    Em 1984, a região do Paranoá passa a integrar a 2ª Zona Eleitoral, em virtude das graves dificuldades para que os habitantes daquela região se deslocassem ao Cartório da 6ª Zona Eleitoral, já que não havia transporte coletivo ligando o Paranoá à Planaltina. Naquele mesmo ano, o crescimento populacional de Ceilândia, e consequentemente de seu eleitorado, acabou por fazer com que houvesse o desmembramento da 3ª Zona Eleitoral, e fosse criada a 8ª Zona Eleitoral para atender àquela região administrativa.

    Dois anos depois, em 1986, novos desmembramentos, dessa vez das 1ª, 2ª e 6ª Zonas Eleitorais e a criação de outras três novas Zonas Eleitorais, as 9ª, 10ª e 11ª, passando a Circunscrição Eleitoral do Distrito Federal a ser composta da seguinte maneira:

    • 1º Zona: Plano Piloto (Asa Norte e Sul) - Lago Norte e Sul

    • 2ª Zona: Paranoá e Jardim (urbana e rural)

    • 3ª Zona: Taguatinga

    • 4ª Zona: Gama

    • 5ª Zona: Sobradinho

    • 6ª Zona: Planaltina

    • 7ª Zona; Brazlândia

    • 8ª Zona: Ceilândia

    • 9ª Zona: Guará I e II- SAI - Setor de Inflamáveis - STRC (Setor de Transporte Rodoviário de Cargas).

    • 10ª Zona: Núcleo Bandeirante - Candangolândia – Metropolitana - Park Way.

    • 11ª Zona: Cruzeiro Velho-Cruzeiro Novo - Áreas Octogonais (AOS) - Setor Militar Urbano (SMU) - Setor de Armazenagem e Abastecimento.

    Em 1990, o TRE/DF, através da Resolução 1338/1990, decidiu pela criação de um posto eleitoral na cidade de Samambaia, e iniciou os estudos para, posteriormente criar uma zona eleitoral naquela região administrativa, o que ocorreu em abril de 1995.

    Anteriormente, em 1993, atento às necessidades da população, o TRE/DF desmembrou a 8ª Zona Eleitoral para criar a 12ª Zona Eleitoral para atender ao eleitorado de Ceilândia Sul.

    Diante do crescente aumento do eleitorado atendido pela 1ª Zona Eleitoral, que já ultrapassava os 200 mil, o Tribunal Superior Eleitoral, atendendo à solicitação do TRE, nos autos do processo CZE 109-DF, deferiu a criação da 14ª Zona Eleitoral, que passou a abranger a área da Asa Norte, do Lago Norte, da Vila Planalto, da Granja do Torto e do Varjão, com pouco mais de 85 mil eleitores. A 1ª Zona ficou responsável pela Asa Sul e Lago Sul, com pouco mais de 119 mil eleitores.

    Hoje o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal se faz representar em 21 das 28 Regiões Administrativas do Distrito Federal, como se poder ver no quadro abaixo:


    Quadro comparativo da abrangência das Zonas Eleitorais do Distrito Federal, após a criação/desmembramento

    Zona Eleitoral

    Abrangência

    Eleitorado

    Zona Eleitoral

    Abrangência

    Eleitorado

    (***)

    Asa Sul, Lago Sul e Setor de Indústrias Gráficas

    132.943

    1ª (*)

    Asa Sul

    105.456

    Paranoá, São Sebastião, Jardim Botânico PAD/Nova Betânia

    82.307

    2ª (*)

    Paranoá, Itapoã, Lago Norte, Varjão, Taquari e Granja do Torto

    68.659

    Taguatinga Norte (desde o Córrego Vicente Pires)

    121.624

    3ª (*)

    Taguatinga Norte (QNJ, QNL, EQNL e EQNM)

    74.021

    Setor Leste do Gama, Santa Maria, Sítio do Gama e DVO

    100.813

    Setor Leste do Gama, Santa Maria, Sítio do Gama e DVO

    100.454

    Sobradinho, Sobradinho II, Setor de Mansões de Sobradinho, Posto Colorado, Fercal, Córrego do Ouro, Queima Lençol, Engenho Velho, Santa Helena, Córrego do Sobradinho, Capão da Eva, Itapoã e Taquari

    100.969

    5ª (*)

    Sobradinho, Sobradinho II, Setor de Mansões de Sobradinho, Posto Colorado, Fercal, Córrego do Ouro, Queima Lençol, Engenho Velho e Capão da Eva

    97.023

    Planaltina, Núcleos Rurais: Tabatinga, Rio Preto, Pipiripau II, São José, Altamir, Santos Dumont, Cerâmica Reunidas Dom Bosco, Estância, Lagoinha, Rajadinha, COPERBRÁS e Barra

    97.160

    Planaltina, Núcleos Rurais: Tabatinga, Rio Preto, Pipiripau II, São José, Altamir, Santos Dumont, Cerâmica Reunidas Dom Bosco, Estância, Lagoinha, Rajadinha, COPERBRÁS e Barra

    97.967

    Brazlândia, Zonas Rurais: INCRA 06, INCRA 07, INCRA 08, Pólo da Torre e Rodeador

    44.178

    Brazlândia, Zonas Rurais: INCRA 06, INCRA 07, INCRA 08, Pólo da Torre e Rodeador

    43.739

    Ceilândia Norte (QNP 05, EQNP 5/1, QNM 2,4,6,8,10,12,14,16,18,20,22,24,26,28,30 e 32, QNN 1,3,5,7,9,11,13,15,17,19,21,23,25,27,29,31,33,35,37 e 39)

    81.263

    8ª (*)

    Setor QNM (2, 4, 6, 8, 10 e 12), Setor QNN (quadras ímpares), Setor P norte (menos QNP 17, QNP 19, EQNP 13/17 e EQNP 15/19), CNN 1 e CNM 2

    76.943

    Guará I, Guará II, Setor de Inflamáveis, Setor de Transporte Rodoviário de Carga, Setor de Indústria e Abastecimento, Setor de Oficinas Sul e Estrutural

    105.267

    Guará I, Guará II, Setor de Inflamáveis, Setor de Transporte Rodoviário de Carga, Setor de Indústria e Abastecimento, Setor de Oficinas Sul e Estrutural

    105.785

    10ª

    Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Metropolitana, Setor de Mansões, Park Way, Vargem Bonita, CAUB I, CAUB II, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II

    72.243

    10ª

    Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Metropolitana, Park Way, Vargem Bonita, CAUB I, CAUB II, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II

    73.145

    11ª

    Cruzeiro Velho, Cruzeiro Novo, Octogonal, Setor Militar Urbano, Setor de Abastecimento Norte e Setor Sudoeste

    61.645

    11ª

    Cruzeiro Velho, Cruzeiro Novo, Octogonal, SMU, Setor de Abastecimento Norte, Setor Sudoeste e Setor de Indústrias Gráficas

    62.027

    12ª

    Ceilândia Sul, Setor P Sul e Guariroba

    124.526

    12ª (*)

    Setor QNM (quadras ímpares), Setor QNM (14, 16, 18, 20, 22, 24, 26, 28, 30 e 32), Setor QNN (2,4,6,8 e 10) e CNM 1

    70.712

    13ª

    Samambaia, Setor Só Frango e Recanto das Emas

    140.338

    13ª(*)

    Samambaia, Recanto das Emas

    72.104

    14ª

    Asa Norte, Lago Norte, Varjão, Granja do Torto e Vila Planalto

    127.249

    14ª (*)

    Asa Norte e Vila Planalto

    102.561

    15ª

    Taguatinga Sul, Taguatinga Centro, QNA, QNB, QND, Setor de Mansões Leste, Águas Claras e Arniqueira

    100.653

    15ª (*)

    Taguatinga Sul, Taguatinga Centro, Setor QNA, Águas Claras, Arniqueira e Setor de Mansões Leste

    72.646

    16ª

    EQNP, QNP, QNQ, QNR, Condomínio Prive, Setor de Indústri, Núcleo Rural Boa Esperança, Núcleo Rural Alexandre Gusmão e INCRA 9

    89.031

    16ª (*)

    Setor O, Setor Q, Setor QNP (17 e 19), EQNP 13/17, QNP 15/19, Setor QNR, Condomínio Prive, Setor de Indústria, Núcleo Rural Incra 09 e Núcleo Rural Boa Esperança

    71.542

    17ª

    Setor Oeste do Gama, Setor Sul do Gama, Setor Norte do Gama, Setor de Indústria, Setor Central do Gama e Zonas Rurais (Tamanduá, EMBRAPA, Córrego Barreiro, Ponte Alta de Baixo, Ponte Alta de Cima, Engenho das Lages, Cerâmica São Paulo, Casa Grande e Cachoeirinha)

    85.109

    17ª

    Gama (Setores Oeste, Sul, Norte, Industrial e Central), Zonas Rurais (Tamanduá, EMBRAPA, Córrego Barreiro, Ponte Alta de Baixo, Ponte Alta de Cima, Engenho das Lages, Cerâmica São Paulo, Casa Grande e Cachoeirinha)

    83.396

    18ª (**)

    Lago Sul, São Sebastião e Jardim Botânico

    71.930

    19ª (**)

    Taguatinga Norte (Setores QNB, CNB, QNC, QND, CND, QNE, QNF, QNG, QNH, EQNH, EQNG e ECNF) e Vicente Pires

    75.408

    20ª (**)

    Ceilândia (Setores P-Sul, EQNN24/26, EQNN 22/24, EQNN 20/22, EQNN 18/20 e QNN 14)

    74.061

    21ª (**)

    Recanto das Emas, Samambaia (quadras 500 e AR 317)

    71.668

    TOTAL DE ELEITORES INSCRITOS

    1.667.318

    Total de Eleitores Inscritos

    1.671.246

    (*) Zonas Eleitorais desmembradas

    (**) Zonas Eleitorais a serem criadas

    (***) Dados extraídos do Sistema ELO em 16.04.07

    - Média de eleitores/zona antes do desmembramento: 98.078 eleitores

    - Media de eleitores/zona depois do desmembramento: 78.538 eleitores


    Quadro Demonstrativo do Crescimento do Eleitorado do Distrito Federal em relação à População


    Ano

    População

    Eleitorado

    % em relação à população

    1960

    141.742

    23.564

    16,62

    1972

    703.075

    166.255

    23,65

    1986

    1.176.908

    733.112

    62,29

    1988

    1.472.181

    756.896

    51,41

    1989

    1.556.912

    857.330

    55,07

    1992

    1.653.385

    895.926

    54,19

    1993

    1.741.390

    908.429

    52,16

    1994

    1.705.889

    1.062.247

    62,27

    1995

    1.816.860

    1.085.746

    59,76

    1996

    1.821.946

    1.077.686

    59,15

    1998

    1.923.139

    1.267.925

    65,93

    2000

    2.051.146

    1.288.501

    62,82

    2002

    2.145.839

    1.524.793

    71,06

    2004

    2.233.613

    1.517.873

    67,95

    2005

    2.277.259

    1.580.206

    69,39

    2006

    2.383.614

    1.654.192

    69,40

    2007

    2.455.903

    1.662.422

    67,69

    2008

    2.532.488

    1.663.720

    65,70

    2009

    2.538.132

    1.750.457

    68,97

    2010

    2.654.059

    1.836.528

    69,20

    2011

    2.637.397

    1.842.360

    70,00

    2012

    2.658.556

    1.853.330

    70,00

    2013

    2.727.083

    1.977.243

    73,00

    2014

    2.785.374

    1.903.057

    68,00

    2015

    2.785.375

    1.913.459

    69,00

    QUANTITATIVO DE ELEITORES POR ZONA (SOMENTE ELEITORES EM SITUAÇÃO REGULAR)

    ZONA QTD. ELEITORES
    1 68.289
    2 95.415
    3 65.326
    4 124.452
    5 117.004
    6 119.340
    7 46.068
    8 72.534
    9 114.570
    10 102.312
    11 64.738
    12 54.620
    13 118.145
    14 88.935
    15 128.912
    16 89.248
    17 80.055
    18 104.732
    19 91.755
    20 69.889
    21 102.001
    TOTAL 1.918.340

    • Publicações1688
    • Seguidores284513
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-em-brasilia-55-anos-de-historia/182556583

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)