Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Representantes do Chile visitam o TRE-DF para conhecer sistema de votação brasileiro

    O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TSE) recebeu nesta sexta-feira (23) a visita de uma comitiva da Embaixada do Chile formada pelo Ministro Conselheiro do Chile, Jaime Chomali e a segunda secretária e cônsul do Chile no Brasil, Irene Acevedo. O Assessor Chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do TSE, Ministro Tarcísio de Lima Ferreira Fernandes Costa, acompanhava as autoridades.

    A comitiva foi recepcionada pelo Presidente do TRE-DF em exercício, Desembargador José Cruz Macedo, pelo Juiz da zona eleitoral do exterior (ZZ), Aimar Neres de Matos, pelo Diretor-Geral, Arthur Cezar da Silva Junior, e pelo Coordenador de Infra-Estrutura, Carlos Roberto de Menezes.

    Durante o encontro, foi realizada uma apresentação sobre o funcionamento da zona eleitoral do exterior e uma explanação sobre a urna eletrônica.

    A visita dos representantes visa cumprir uma programação em vários países, que tem como objetivo conhecer a organização das eleições locais tendo em vista que o Chile aprovou um novo sistema eleitoral que substituirá o binomial implantado pelo Governo de Augusto Pinochet.

    O novo sistema, que entrará em vigor nas eleições parlamentares de 2017, conta com maiores níveis de proporcionalidade e representatividade e estabelecerá cotas ímpares em determinados distritos, o que levará ao fim do empate entre as duas principais coalizões. Também aumentará o número de deputados, de 120 para 155, e o de senadores, de 38 para 50, com o objetivo de dar maior representatividade aos lugares com maior número de habitantes.

    • Publicações1688
    • Seguidores284515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/representantes-do-chile-visitam-o-tre-df-para-conhecer-sistema-de-votacao-brasileiro/162494499

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)