Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRE-DF reúne Juízes Eleitorais Auxiliares

    O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal – TRE-DF -, Desembargador Romão Oliveira, e o Vice e Corregedor, Desembargador Cruz Macedo, se reuniram hoje com Juízes Eleitorais Auxiliares que irão atuar no primeiro turno (5 de outubro) e, se houver, no segundo (26 de outubro).

    “Teremos 599 locais de votação e estão aptos ao voto 1.897.677 eleitores em todo o DF. O papel dos Juízes Auxiliares é fundamental para o exercício da democracia através do voto”, disse o Presidente.

    Afirmou, ainda, que 60 convidados (observadores) de vários países virão a Brasília acompanhar a votação. Aproveitarão para conhecer o mecanismo de funcionamento da biometria, onde o eleitor é identificado através das impressões digitais.

    O QUE MUDA

    O Vice-Presidente e Corregedor Eleitoral, Desembargador Cruz Macedo, salientou que a biometria será a grande novidade do pleito deste ano.

    “O sistema foi implantado no Distrito Federal e em dois Estados. Cada eleitor deve levar entre dois minutos e dois minutos e meio para votar. Caso as digitais não sejam reconhecidas, ele terá direito a fazer oito tentativas”, acentuou.

    Afirmou, ainda, esperar que o pleito transcorra dentro da normalidade e observou que os funcionários do TRE-DF e todos os juízes terão o apoio da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal que vão compor o Centro Integrado de Comando e Controle Regional “que teve uma experiência bem sucedida na Copa do Mundo. Funcionou muito bem”.

    O Centro Integrado contará com dois Juízes de Direito que acompanharão os trabalhos em sintonia com o Tribunal, disse o Diretor-Geral do TRE-DF, Arthur Cezar da Silva Júnior. Frisou que todas as providências estão sendo tomadas para que o pleito transcorra dentro da normalidade.

    INFORMÁTICA

    A transmissão de dados dos locais de votação para o TRE-DF será feita por 440 pólos, contra 168 do pleito de 2010, o que significa aumento de 262%, disse o Secretário de Tecnologia da Informação, Ricardo Negrão.

    O Assessor de Planejamento do Tribunal, Marcello Soutto Mayor, anunciou que vão trabalhar nas eleições 22 Juízes Titulares, 22 Substitutos e 156 Auxiliares.

    “O TRE-DF irá disponibilizar 599 pontos de votação em todo o Distrito Federal e eles vão funcionar das 8h às 17h”, destacou.

    NÚMEROS

    Haverá 6.469 seções e 7.445 urnas eletrônicas, sendo 680 de reserva, 298 para justificativas e 15 para voto em trânsito (estas atenderão eleitores dos Estados que pediram para votar para Presidente na Capital da República).

    As eleições deste ano no DF terão, ainda, 30.329 mesários, dos quais 22.148 são voluntários.

    KS

    Eleitor, não se esqueça!

    • No dia da votação, leve um documento com foto e os números de seus candidatos anotados.
    • Antes de sair para votar, tenha a certeza de onde fica a sua seção eleitoral (clique aqui)
    • Este ano as seções eleitorais não receberão justificativas. Veja os locais específicos para justificar sua ausência as urnas (clique aqui)
    • Publicações1688
    • Seguidores284515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-df-reune-juizes-eleitorais-auxiliares/142455130

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)