Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRE-DF faz reunião preparatória para as eleições com Juízes Eleitorais

    O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, Desembargador Romão Oliveira, e o Vice e Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Cruz Macedo, reuniram-se nesta sexta-feira (19/09) com cerca de 40 juízes eleitorais, para explicar como será o funcionamento da Justiça Eleitoral, especificamente no dia das eleições: cinco de outubro e 26 de outubro, se houver segundo turno.

    O presidente do TRE-DF, Desembargador Romão Oliveira, destacou a importância dos magistrados para o sucesso do pleito que, para ele, “significa a festa da democracia”. “Temos o dever de simplificar os problemas no processo eleitoral. O presidente de uma seção eleitoral é a maior autoridade. O juiz é a maior autoridade para, se necessário, mudar as urnas eletrônicas para urnas de lona”, exemplificou.

    Este ano, o Tribunal colocará 7.445 urnas eletrônicas para os eleitores que votarão no DF – 1.897.677 pessoas – e 680 urnas eletrônicas de reserva para serem usadas caso haja necessidade. No pleito de 2010, 1.843.287 eleitores votaram no DF. Para a votação no exterior, o TRE enviou 916 urnas para 92 países que serão usadas por 353.789 eleitores.

    OTIMISMO

    O Vice-Presidente e Corregedor do TRE-DF, Desembargador Cruz Macedo, disse acreditar que o pleito será bem sucedido “porque o Tribunal tem servidores capacitados e juízes eficientes”. Ele frisou que será a primeira vez que o eleitorado votará usando a biometria (impressões digitais) como identificação, o que não dispensará a apresentação de documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte ou carteira de motorista, por exemplo).

    O magistrado disse que os mesários devem ter paciência com os eleitores em função do uso da biometria. Cada eleitor pode fazer oito tentativas para ter as digitais reconhecidas. Haverá 40 locais de justificativa. Eleitores em trânsito, com títulos de outras cidades, poderão votar no IESB, na avenida L2 Sul.

    APOIO

    O Diretor-Geral do Tribunal Regional Eleitoral do DF, Arthur Cezar da Silva Jr, disse que a instituição contará com o apoio da Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar. Será utilizado o Centro Integrado de Comando e Controle Regional, que funcionará tal qual ocorreu na Copa do Mundo, centralizando ações visando garantir a segurança não só dos eleitores, mas de todas as pessoas envolvidas no pleito.

    Mais de 860 veículos estarão à disposição do Tribunal nos dias 5 e 26, se houver segundo turno. Arthur Cezar acentuou que o eleitor deverá levar entre dois e dois minutos e meio para votar em razão da biometria. E para compensar, haverá mais pólos de transmissão de dados para o TRE-DF com mais rapidez.

    PLANEJAMENTO

    O Assessor de Planejamento do Tribunal, Marcello Soutto Mayor, disse que trabalharão nas eleições 22 juízes titulares, 22 substitutos e 156 juízes auxiliares. Explicitou todas as funções de cada um dos agentes eleitorais envolvidos nas eleições. Frisou que os mesários estão sendo treinados todos os finais de semana e disse esperar que os eleitores levem a “cola eleitoral”, para evitar demoras na hora de votar.

    LACRAÇÃO

    O secretário de Tecnologia e Informação do Tribunal, Ricardo Negrão, destacou que na próxima terça-feira, dia 23, serão iniciados os procedimentos de carregamento e lacração das urnas que serão usadas pelos eleitores do Distrito Federal. Recordou que as urnas eletrônicas foram criadas há 19 anos e hoje oferecem segurança ao sistema eleitoral.

    No dia 5 de outubro, a votação começará às 8 horas para terminar às 17.

    KS/JAA

    Eleitor, não se esqueça!

    • No dia da votação, leve um documento com foto e os números de seus candidatos anotados.
    • Este ano as seções eleitorais não receberão justificativas. Veja os locais específicos para justificar sua ausência as urnas (clique aqui)


    • Publicações1688
    • Seguidores284514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-df-faz-reuniao-preparatoria-para-as-eleicoes-com-juizes-eleitorais/140495097

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)