Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mesários participam de treinamento

    Aconteceu nesse sábado (30/08) o treinamento dos mesários convocados para atuarem nas eleições gerais, no dia 05 de outubro. Um dos lugares onde ocorreu o treinamento foi no Uniceub da Asa Norte. No local, foi dada instrução aos mesários que atuarão na 14ª zona eleitoral.

    Participando do curso e voluntária pela terceira vez, a servidora pública Ana Claudia Thimotheo Santana, acredita que o cidadão deve contribuir para o exercício da democracia. “Eu acho muito importante as pessoas participarem do processo eleitoral”.

    O treinamento orienta tanto quem está participando pela primeira vez, como quem já tem um pouco mais de experiência. E esse ano, mesmo para o mesário que já participou de outras eleições, o treinamento continua sendo fundamental, inclusive por conta do cadastro das impressões digitais dos eleitores (biometria), que é novidade.

    Aqueles que atuarem no dia das eleições, prestando serviço a Justiça Eleitoral, em contrapartida, por lei, terão alguns benefícios. Um deles é a dispensa do trabalho, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro de dias de convocação, tanto para os treinamentos como para os turnos das eleições, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral (Lei nº 9.504/97, artigo 98).

    “Com certeza, consciência eleitoral nós temos que ter, porque quem não gosta de eleição é governado por quem gosta. Isso é um fato, mas eu também estou aqui pela questão dos dias de folga, que é um benefício para quem é servidor público, acho interessante” ressalta o servidor público João Felipe Ataide, que participa como mesário pela primeira vez.

    A contribuição do mesário é muito importante para que haja organização e transparência na execução das atividades referentes à votação.

    P.T

    • Publicações1688
    • Seguidores284515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mesarios-participam-de-treinamento/136640152

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)