Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seis de agosto é o último dia para substituição de candidatos a cargos proporcionais

    Partidos políticos ou coligações poderão substituir candidatos com registros indeferidos, inclusive por inelegibilidade, ou que tenham sido cancelados, cassados e, ainda, na hipótese de renúncia. Nas eleições proporcionais (deputado federal, estadual e distrital), a mudança somente será realizada se o novo pedido for apresentado até 60 dias antes do pleito. Logo, esse prazo termina nesta quarta-feira (6). A regra também se aplica aos que tenham sido expulsos dos partidos.

    Após esse período, a substituição poderá ser efetivada apenas em caso de falecimento do candidato. Dessa forma, os tribunais regionais eleitorais deverão cancelar automaticamente o registro desse concorrente.

    Na hipótese de substituição, o partido político ou a coligação do substituto será responsável pela ampla divulgação do fato, com o objetivo de prestar esclarecimento ao eleitorado. No caso de renúncia, que deverá ser expressa em documento com firma reconhecida, o prazo para substituição será contado da publicação da decisão que a homologar. A renúncia ao registro de candidatura, homologada por decisão judicial, impede que o candidato que renunciou volte a concorrer para o mesmo cargo na mesma eleição.

    • Publicações1688
    • Seguidores284516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seis-de-agosto-e-o-ultimo-dia-para-substituicao-de-candidatos-a-cargos-proporcionais/130998669

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)