Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    275 menores infratores do DF optam por votar nas próximas eleições

    O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) cadastrou 275 menores infratores que poderão votar nas próximas eleições de 2014. O processo de visita aos presídios e unidades de internação começou em fevereiro deste ano. Durante as visitas, os presos provisórios e menores infratores receberam orientações sobre a documentação necessária para o alistamento eleitoral.

    Também foi informado aos presos provisórios e menores infratores que, caso achassem que estariam em liberdade no dia da votação, não haveria necessidade de realizar o cadastramento para votar.

    Da mesma forma, os presos provisórios e infratores que iriam requerer a primeira inscrição eleitoral ou realizar o recadastramento biométrico poderiam procurar qualquer unidade de atendimento da justiça eleitoral, caso estivessem em liberdade até o dia 07/05.

    LOCAIS

    Em Brasília, as unidades de internação de adolescentes visitadas foram: Unidade de Internação de Brazlândia; Unidade de Internação de Planaltina; Unidade de Internação do Recanto das Emas; Unidade de Internação de Santa Maria e Unidade de Internação de São Sebastião (Unidade que substituiu o CAJE).

    Com relação aos presos provisórios foram visitados o Presídio Feminino do Distrito Federal (Colméia) e o Complexo Penitenciário da Papuda.

    Durante o atendimento biométrico aos presos provisórios e adolescentes submetidos a medidas socioeducativas, realizado nos dias 28 e 29 de abril de 2014, foi decidido que somente a Unidade de Internação do Recanto das Emas e a Unidade de Internação de Planaltina teriam seções especiais para votação instaladas, uma vez que nos demais locais não foi alcançado o quórum mínimo de 50 eleitores.

    Com relação à coleta de justificativas eleitorais nos locais que não conseguiram atingir o quórum mínimo, o Tribunal solicitará aos responsáveis pelos estabelecimentos penais e unidades de internação a relação dos interessados em justificar a ausência ao 1º e 2º turno das Eleições Gerais de 2014.

    Para compor as mesas receptoras de votos serão convocados os servidores e agentes que trabalham naquelas instituições.

    LEGISLAÇÃO

    O voto dos presos provisórios e adolescentes submetidos a medidas sócioeducativas encontra-se regulamentado pela Resolução TSE nڍ 23.399/2013.

    Para execução dos trabalhos foi assinado Termo de Cooperação Técnica entre o TREDF, TJDFT, Ministério Público e o Governo do Distrito Federal.

    • Publicações1688
    • Seguidores284516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/275-menores-infratores-do-df-optam-por-votar-nas-proximas-eleicoes/130468232

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)