Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Confira prazo do Calendário Eleitoral que se encerra nesta segunda

    O dia de hoje, 8 de abril, encerra um prazo e dá início a outro no que diz respeito às datas do Calendário Eleitoral de 2014. Hoje é o último dia para que o órgão de direção nacional dos partidos políticos publiquem, no Diário Oficial da União, as normas que nortearão, nessas agremiações, a escolha e eventuais substituições de seus candidatos e para as coligações, caso os estatutos dos partidos já não contenham tais normas, conforme o disposto no no artigo , da Lei das Eleicoes (9504/97). De acordo com o dispositivo citado: "Art. 7º As normas para a escolha e substituição dos candidatos e para a formação de coligações serão estabelecidas no estatuto do partido, observadas as disposições desta Lei.(...) § 1º Em caso de omissão do estatuto, caberá ao órgão de direção nacional do partido estabelecer as normas a que se refere este artigo, publicando-as no Diário Oficial da União até cento e oitenta dias antes das eleições." Ainda nesta terça-feira, inicia-se o prazo a partir do qual, na circunscrição da eleição, fica proibido aos agentes públicos realizarem a revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano do pleito. A proibição se estende até a posse dos candidatos eleitos e tem por base o artigo 73, da Lei das Eleicoes, que trata das chamadas "Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Campanhas Eleitorais". De acordo com a lei, "São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais: VIII - fazer, na circunscrição do pleito, revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição, a partir do início do prazo estabelecido no art. 7º desta Lei e até a posse dos eleitos."A vedação é regulamentada, ainda, pela Resolução 22.252/2006 do Tribunal Superior Eleitoral.

    • Publicações1688
    • Seguidores284516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/confira-prazo-do-calendario-eleitoral-que-se-encerra-nesta-segunda/115485524

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Ceará
    Peçahá 6 meses

    Recurso - TJCE - Ação Anulação - Agravo de Instrumento - de Município de Guaraciaba do Norte

    Tribunal Superior Eleitoral
    Jurisprudênciahá 11 anos

    Tribunal Superior Eleitoral TSE - Agravo Regimental em Recurso Especial Eleitoral: AgR-REspe XXXXX PR

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)