Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRE-DF libera agendamentos para maio e junho

    O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal anunciou hoje que abriu a agenda para recadastramento biométrico obrigatório em maio e junho. O agendamento permite ao eleitor a marcação prévia de data e hora para efetuar o recadastramento eleitoral.

    Segundo o Assessor de Planejamento do TRE-DF, Marcello Soutto Mayor, a abertura do agendamento para maio e junho visa atender à crescente demanda.

    Quando for ao cartório eleitoral, conforme data e hora agendados, o eleitor terá seus dados coletados biometricamente, como as impressões digitais de todos os dedos das mãos, além da foto e assinatura digitais. Ao mesmo tempo, o eleitor irá atualizar dados cadastrais, como o endereço, por exemplo.

    Até as 18 horas desta quinta-feira (4), 63.955 pessoas - de um total de 1.864.186 eleitores - já tinham feito o recadastramento para votar em 2014.

    Quem for se recadastrar deverá realizar o agendamento pelo endereço eletrônico http://www.tre-df.jus.br/ ou pelo telefone 3048-4000, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. Para facilitar o atendimento, deverá ter em mãos o número do título.

    Os cartórios e postos eleitorais também funcionam de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. O posto eleitoral do Na Hora, na Estação Rodoviária, atende das 7h30 às 18h30.

    Além do título de eleitor, deve ser levado um documento de identificação oficial e um comprovante de residência.

    O eleitor deve se programar e não deixar o agendamento para a última hora. O recadastramento é rápido e gratuito e pode ser feito em qualquer cartório ou posto eleitoral do DF.

    A liberação do agendamento para o mês de julho está prevista para 15/06/2013.

    BIOMETRIA

    O objetivo do tribunal é que até 31 de março de 2014 sejam recadastrados biometricamente 100% do eleitorado do DF. O novo sistema reduz a possibilidade de fraude, amplia a segurança e confere celeridade no processo de identificação do eleitor no dia da votação.

    O recadastramento é obrigatório a todos os eleitores, inclusive para aqueles cujo voto é facultativo, sob pena de terem o título cancelado.

    Os analfabetos, maiores de 70 anos e os menores entre 16 e 18 anos, caso possuam o título eleitoral, mesmo que não sejam obrigados a comparecer às urnas, devem se recadastrar, pois, se não o fizerem, ficarão impedidos de votar.

    A partir de agora, quem for tirar o título pela primeira vez no DF já será identificado pelo sistema biométrico.

    Além do cancelamento do título de eleitor e de não poderem exercer o direito de voto, aqueles que não se recadastrarem até 31 de março de 2014, dentre outras medidas restritivas, não poderão tirar passaporte nem assumir cargo público enquanto estiverem em dívida com a Justiça Eleitoral.

    Seção de Comunicação Social do TRE-DF

    • Publicações1688
    • Seguidores284516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-df-libera-agendamentos-para-maio-e-junho/100437786

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)